Pegadas no Tempo - Kenia de Lima Pinto e Milena Cavalcante Palha Lira


"Pegadas no Tempo" possui dupla face, um lado em prosa, outro em poesia.

De autoria de Kenia de Lima Pinto (Poesia) e de Milena Cavalcante Palha Lira (Prosa), ele encontra-se dividido em capítulos que tem como títulos, na parte de poesia, as fases do dia (amanhecer, anoitecer, entardecer e aurora) e, na parte de prosa, as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Conta com ilustrações feitas pela própria autora Kenia, que o enriquece e lhe confere uma harmonia e delicadeza singulares.

"Pegadas no Tempo" é um livro que fala ao coração, onde as autoras colocaram suas almas através de palavras e, através dele, dividem com os leitores diversos momentos marcantes de suas vidas, na forma de poesias ou de prosa. Nos versos de Kenia encontram-se sua maior fonte de inspiração e o seu maior estímulo: a vida e as pessoas. Nas prosas de Milena, sentimentos, alegrias, dores, conflitos e reflexões que de alguma forma marcaram sua vida ou a vida das pessoas que lhe cercam.

A presença do sentimento, da espontaneidade, além da delicadeza, cultivada em cada detalhe do livro, são características preponderantes e marcantes do mesmo.


Pegadas no Tempo é um livro de leitura leve e agradável, através da qual é possível ao leitor viajar em suas linhas ao mesmo tempo em lhe é permitido em diversos momentos, uma forma de identificar-se, seja por experiências vividas, seja por afinidade de pensamentos.

Apresento-lhes duas novas autoras brasileiras, uma cearense de Fortaleza, Kenia de Lima Pinto e uma piauiense de Oeiras, Milena Cavalcante Palha Lira.

Tomei conhecimento desse livro por minha irmã que é uma grande amiga de uma das autoras, a Kenia. Tão logo soube dele quis lê-lo e claro, prestigiar os novos autores brasileiros e divulgar em primeira mão duas jovens escritoras que moram na mesma cidade que eu, Fortaleza.

A Kenia gentilmente veio deixar o livro, e eu peguei com a minha irmã. A capa já me deixou admirada, pois é em dupla face. E a ilustração representa com perfeição o conteúdo do livro.

Na poesia... Kenia de Lima Pinto

Foi o primeiro livro de poesia que li.

Mesmo não sendo uma especialista em poesia, as belas frases tocaram o meu coração. E, me encantei com o dom de Kenia de através da poesia falar com tanto sentimento, leveza, bem-querer e amizade. A poesia que fez quando do nascimento de sua filha, Amanda, é de uma sensibilidade ímpar.

Citando alguns trechos:

"Por mais dura que seja a caminhada, em cada sombra de árvore, em cada nuvem no céu, uma ausência se faz presente. Alguém nos acompanha sempre.

Alguém que nos concedeu as mais lindas dádivas da vida: o amor, os sonhos, a amizade.

Tão amigo é Deus, nos concedeu a vida, nos concedeu o amor, nos concedeu o poder de sonhar.

Nunca realizaremos um sonho se não sonharmos.

E se não fôssemos capazes de realizar um sonho, Deus não nos teria dado o dom de sonhar." Página 23

"Poesia não se explica, não se lê. Poesia se sente"

Na prosa... Milena Cavalcante Palha Lira.

Com muito amor, dedicação e sensibilidade Milena recorda a sua infância com direito a "causus" e peraltices. Milena conta ainda como foi a perda do pai, a presença de sua família grande e amorosa e o amor. Me encantei com seu jeito de escrever e vivi cada momento recordado, rindo e chorando com a sua história de vida.

Trecho de Amor Tardio

"Triste do coração que toca outros corações, mas não sabe o quanto tem. Triste do coração que, em meio a tantas flores e carinhos, não percebe os espinhos que crava no coração de alguém. Triste do coração que é cego e, em meio a tantas sutilezas, não percebe, não enxerga, ignora e despreza quem lhe faz delicadezas..." Página 39
A poesia de Kenia e a prosa de Milena são biográficas e nos aproximam de suas vidas e de suas experiências. Os acontecimentos são relatados de forma que me envolvi como se as conhecesse de outras vidas.

Tamanha foi a minha empolgação que li rapidamente em um único dia. Agradabilíssimo de ler. Recomendo.

Quer acompanhar as autoras, Kenia e Milena? Fale com elas.

13 comentários:

Liliana disse...

Já tinha ouvido falar desse livro por uma amiga rsrs.


Bjs

Vanvan disse...

Lindo este livro, e tão sutil....
Leitura leve para momentos igualmente leves em que nos permitimos viajar na imaginação....
Resenha muito fofa.

Vanessa - Blog Leituras Pontocom.

Fernanda Leite disse...

Que linda essa capa!
Nunca fui muito fã de poesia, mas os versos da autora são tão bonitos e bem escritos, e ao mesmo tempo tão simples de se entender, que me conquistaram!
Com certeza eu vou querer ler esse livro!

Beeijo!

Ѽ Michelle Ѽ disse...

Adoooro livros de poesia! Meu avô era poeta e também escreveu alguns livros. Dou todo apoio aos escritores brasileiros.

Bjusss
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

Solange disse...

Eu nunca li um livro de poesia inteiro, sempre li um pedaço aqui, outro acolá, acho que não tenho paciência, e tb acho que não sou uma pessoa sensível.
Bjos

Carla Fernanda disse...

Oi, Je.

Já ouvi falar desse livro através de uma grande amiga, a quem passei a admirá-la! Você conhece? (risos).

A primeira vez que vi a capa, me encantei!

E, como já te falei anteriormente, sou uma grande fã de poesias! Tenho diversos livros. Poesia é minha segunda paixão, além dos livros, é claro. E, juntando os dois, em apenas um não posso querer mais nada!

Adorei! E fiquei ainda mais com vontade de lê-lo!

Beijos.

Lu disse...

Lindo, lindo.
Amei esse trecho:

"Por mais dura que seja a caminhada, em cada sombra de árvore, em cada nuvem no céu, uma ausência se faz presente. Alguém nos acompanha sempre."

Fiquei com vontade de ler, pois adoro poesias e li bastante na minha adolescência, infelizmente hoje em dia eu não leio tanto quanto gostaria. ^^
beijos.

Leninha - sempre romantica disse...

Nossa, que lindo que esse livro deve ser, amei a frase:
"E se não fôssemos capazes de realizar um sonho, Deus não nos teria dado o dom de sonhar."
Adorei a resenha, quero o livro, se tiver um exemplar ai, pode mandar viu?
beijão amiga, amei o post!

Vivi disse...

Sem dúvida, uma leitura inspiradora. Boa descoberta, Jê!

Beijocas

Patricia Cardoso disse...

Olá Jê,

fiquei muito interessada em ler este livro, parece ser muito especial.

Beijos,
Paty

Josimary Horta disse...

Oi, irmã.

Livros de poesia não é a minha praia, e livros autobiográficos muito menos, mas esse livro tem alguma coisa que encanta, prende e conquista os leitores.

Já estava mto curiosa em lê-lo e após a sua indicação, ele compõe a minha estante de próximas leituras, com certeza.

Beijos.

Heloisa Nogueira disse...

Adoro livros de poesia. Simplesmente lindo. Fiquei muito interessada em ler esse livro. Está na minha lista.

Beijos.

Ivi Campos disse...

Não costumo ler poesias... Acho que acaba deixando muito aflorado meu lado romantico e sensivel... mas este eu vou TER que ler!!!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top