Lanark: uma vida em quatro livros de Alasdair Gray - Desafio Literário 2010


Tema: Contos de Fadas revisitado

Mês: fevereiro/210

Título: Lanark: Uma vida em quatro livros

Autor do livro: Alasdair Gray

Editora: Record

Nº de páginas: 655

Quando seu romance estréia, 'Lanark', foi lançado, Alasdair Gray ganhou a fama de melhor escritor escocês desde Walter Scott e o livro se tornou a mais influente obra escocesa da segunda metade do século XX. Um trabalho de intensa imaginação e largo alcance, cujas técnicas de narrativa semeiam uma mensagem profunda, tanto no campo pessoal quanto no político. Esta obra trata da incapacidade humana de amar e a compulsão de tentar encontrar o amor verdadeiro. É um épico moderno, apocalíptico e experimental, realista e fantástico, repleto de narrativas lúdicas. Publicado originalmente em 1981, o livro é uma mistura de diversos gêneros, aparentemente díspares - do conto até a novela, passando por fantasia, ficção científica, autobiografia, crítica literária e realismo.

O livro é sobre a história da vida de Lanark. No primeiro capítulo Lanark, sem passado e sem nome, chega numa cidade estranha onde não há luz do dia e as pessoas são dominadas por um poder invisível a determinar seu modo vida. Nesse lugar, as pessoas são acometidas de doenças estranhas. No caso de Lanark, por exemplo, seu braço é coberto de escamas de dragão e no lugar da mão, o que se vê é uma pesada garra do mesmo animal. De forma simbólica, a doença em Lanark representa sua alma e espírito revestidos de uma couraça em que nada ou ninguém o possa atingir. Obviamente, a evolução da doença em Lanark significa a perda de sua essência, de sua identidade, de sua humanidade. Paira a pergunta: Lanark será curado? Antes de sabê-lo, o leitor deverá acompanhar a história de sua vida do início ao fim. De forma instigante e original, o autor nos leva a percorrer com Lanark a via difícil, sofrida e inglória de quem resiste a ser coisificado. Seja por convicção, coragem moral ou espiritual, a esperança continua sendo a melhor opção.

Eu escolhi este livro porque sua boa fama o precede. Isso foi o que instigou a minha curiosidade. Além disso, a leitura calhou com a ocasião do desafio literário de fevereiro uma vez que a narrativa acontece em um universo maravilhoso e fantasioso.

A leitura foi uma experiência fantástica. O livro está além de qualquer definição. A começar por sua estrutura não-linear onde a história começa pelo livro 3 (E com o prólogo no meio!). Esse aspecto inusitado soou como novidade para mim. O livro é complexo, sem sincronia, porém não menos divertido. Acima de tudo nos inspira por tratar de temas que nos são caros. Fala do amor, dos sonhos e da liberdade ofuscados pela circulo vicioso de uma cultura castradora do indivíduo. Com certeza é um livro que exige várias releituras para melhor compreendê-lo.

È 5/5!

9 comentários:

Nanda disse...

Ei Vivi,

Já falei que sua lista ficou super diferente não é? Adorei porque tem vários livros que eu não conhecia e este é um deles.

Gostei da sinopse, do personagem, de tudo. Fiquei fã destes contos de fadas adaptados rs

bjo

Dani disse...

Nossa Vivi, nunca tinha ouvido falar deste livro. Como diz minha afilhada, parece ser uma viajem... Não que isso seja ruim, muito pelo contrário, acho muito estimulante quando uma leitura sai das fórmulas usuais. Fiquei curiosa, vai pra lista...

Adoro Romances de Aracaju disse...

oi Vivi.
Deixei um selinho pra vc!
Passa lá e pega!
Espero que goste!

Driza disse...

Não tinha conhecimento desse livro, mas agora com seu coment Vivi, estou tentada a lê-lo.

bjs e parabéns pela resenha

Driza

Lili disse...

Tb nunca tinha ouvido falar do livro Vivi! Mas fiquei interessada...E parece aqueles livros que quanto mais vc lê mais coisas descobre...Adoro isso!

Beijinhos
Lili

Aline disse...

Vivi, que leitura instigante. Parabéns pelo post, aguçou a vontade.
Bjs

Anônimo disse...

Nome: maíra barbosa

E-mail: mairabarbosa43@yahoo.com.br

Cidade: leme do prado

Estado: MG

Mensagem: Tenho 18 anos, sou estudante de Ciências Econômicas, apaixonada por ciência, história, direito, literatura, computação, economia e tecnologia. Eu gostaria de epedir que me enviassem títulos concedidos como cortesia, gosto muito de ler e ficaria muito agradecida se me ajudarem. Meu endereço: Nome: Maíra Barbosa Rua Rafael de Souza, Acauã, Leme do Prado-MG Cep 39655-000

Anônimo disse...

Olá.
Passei só p/ dizer que Lanark é mesmo muito bom. Merecedor de todos os elogios recebidos e outros mais que aparecer.
Há momentos grandiosos e líricos...mesmo o autor listando seus "plágios"
de Obras e Autores, ainda encontrei ecos de outras literaturas.
Irmano me a vc após a leitura deste livro e espero que mais pessoas o conheçam.
Até

História disse...

Estou lendo esse livro. Muito bom, como a vivi mesmo disse, é muito complexo a leitura, foge dos padrões usuais, mas instiga a cada página, para sabermos o que vai acontecer...Estou chegando ao prólogo...e viva a cultura escocesa...

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top