Desafio Literário 2010 - Mês Fevereiro




Continuando o Desafio Literário 2010, que para quem ainda não sabe exatamente do que se trata, dá uma passadinha no link clicando aqui! Desta vez peguei um livro na biblioteca da minha faculdade, já estava de olho nele há algum tempo, mas o Desafio acabou me inspirando e o tema do mês de fevereiro tinha tudo a ver com o livro...Vamos então falar a respeito do livro!

Tema: Contos de Fadas

Mês: Fevereiro/2010

Neste mês eu li: Contos de Fadas Celtas

Autora: Joseph Jacobs

Editora: Landy

Nº de páginas: 254



O livro é sobre uma coletânea que reúne contos extraídos da tradição oral celta, organizados pelo folclorista inglês Joseph Jacobs. 


Eu escolhi esse livro porque tenho uma grande admiração pela cultura celta, e o livro narra vários contos que nos oferece um significado e uma interpretação bastante interessante do que foi e ainda se preserva do povo das fadas... 
É uma leitura obrigatória para iniciantes ou fãs da cultura celta, que irão se encantar com suas histórias mágicas e algumas vezes até mesmo sombrias. O livro tem 26 contos que se comprazem em criar desde histórias sobre reis, castelos, missões, fadas, magia, onde o autor se mantém fiel ao espírito do tempo e principalmente mantendo as verdadeiras raízes.

A leitura foi muito interessante! Sempre tive curiosidade em ler lendas e mitos celtas, já que a música para mim sempre teve um destaque especial em meu repertório musical, desde suas subdivisões mais comuns: New Age, Tradicional, Fusion e Folk. Além da temática, adorei vários contos populares e tradicionais que dentre a imensa gama senti muitas vezes apreensão, amor, lirismo e horror!

Algum destaque? Destaco o conto Connla e a Donzela Encantada  e também um bem curto mas muito bem narrado, O Alfaiate Esperto, que bem longe de provocar medo, provocou na verdade o riso...

Sinopse: Esta coletânea cuidou de apresentar a diversidade, riqueza e colorido imaginativo da tradição oral celta. O leitor encontrará histórias de tom dramático, magia, encantamento, heroísmo e amor, como é comum em contos de fada. Mas, entre esses contos de tom tradicional, o leitor encontrará formidáveis histórias de tom humorístico, que indicam uma peculiar característica celta de criar habilmente heróis jocosos, brincar com eles e rir da força descomunal que os faz temíveis.


A minha nota é  3/5

Se quiser ver como anda o Desafio Literáio de outras participantes, clique aqui.

1 comentários:

Carol | Open Page disse...

Que interessante um livro com contos sobre a cultura Celta! Parecem ser bem legais e engraçados os contos. Vou procurar na biblioteca da cidade hehe

Bjos

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top