Pilares da Terra – vol. II


No volume I de Pilares da Terra Ken Follet apresentou ao leitor a família de Tom Construtor, e narrou de forma magistral as idas e vindas desse grupo. Mostrou como diversas escolhas que fazemos não refletem somente em nossas vidas, mas, e, sobretudo, na vida dos outros, quer os conheçamos quer não! Comentei esse primeiro volume, e como disse então, me apaixonei pelos personagens.


O segundo volume não me decepcionou. A história tão bem iniciada é ampliada, com o desenvolver dos personagens, e por fim, recebe um 'gran finale' digno das grandes obras literárias!O encadeamento das histórias e das relações foi perfeito. Esse volume conseguiu dar o desenlace de todas as intrincadas situações iniciadas no anterior e ainda fez com que houvesse sentido histórico em sua estrutura!


Não posso deixar de mencionar que os personagens tiveram suas personalidades e características muito bem elaboradas, de forma que mesmo os maiores vilões, e olha que em alguns momentos eu tinha vontade de pegar uns pelo pescoço, fossem humanos, com várias nuances entre o bem e o mal!


Outro ponto muito interessante é o da maneira com que o autor consegue relacionar a forma como a Igreja influenciou o desenvolvimento das diversas nações, e pautou, bem ou mal, dependendo da situação, a consciência das pessoas comuns e não tão comuns assim. Bons padres, outros nem tanto, bons bispos, outros um tanto ambiciosos...mas no fim, todos seres humanos lidando com seus defeitos e dificuldades de uma forma ou de outra.


Mas além de tudo, de todos os relacionamentos pessoais, essa também é a história de como um complô que mudou os rumos da história, e de como seus reflexos alteraram as vidas! É a história de várias paixões também. Para Philip, a paixão por sua Igreja. Para Tom e depois para Jack, a paixão por suas mulheres, e principalmente pela construção! Para Helen, a paixão por sua liberdade...Para Alfred e William, paixão pelo poder, pela força bruta, pela vitória a todo custo! Para Bigod, a paixão pela ambição!


É uma história de época, mas bem pode ser transferida para nosso tempo, com todos os seus ângulos e pontas!


Fiquei sabendo que esse livro estava na lista da Ophra, bom ele está na lista da Adriana também! Indico!

9 comentários:

Hérida Ruyz disse...

Olá
tenho os dois volumes em casa + mundo sem fim, mas ainda não tive oportunidade de ler. São tantos livros!
Vou dar um jeito de lê-los logo
bjs

Aline disse...

Dri,

Adorei o post apaixonado! Anotei o livro quando vi na Oprah, reforcei a anotação quando vi seu primeiro comentário, e agora coloquei os dois volumes no topo da lista de compras! Livros históricos são uma das minhas leituras preferidas.

Bjs

Lilian disse...

Li os dois volumes, um em seguida do outro, alguns anos atrás.
Me lembro que adorei, exceto pelas descrições longas da catedral - eu tenho um problema sério em imaginar as coisas com descrições minuciosas assim!

O livro é mesmo maravilhoso! (Os livros, né... rs)

Lili disse...

Ah, preciso tomar vergonha na cara e ler esse livro! O volume I tá aqui olhando pra mim na pilha =/

Adorei a resenha Dri e fico feliz que o 2º volume tb é bom!
Beijossss
Lili

Jeanne Rodrigues disse...

Dri,

a cada comentario tao entusiasta como esse, fico mais certa do que estou perdendo...

Eu quero!!!

Bjos,

Driza disse...

Oi Dri,

parabéns pelo comentário, me contagiou eu agora tb quero conhecer essas histórias.

bjs

Driza

lucampelo2003 disse...

Adriana,

Este segundo volume é simplesmente maravilhoso! Nossa eu não parava de ler, levava o livro para todos os lugares, pois não aguentava ficar longe da estória por muito tempo.

Realmente não tem como negar que o Ken Follet é um autor maravilhoso e escreve de uma forma inesquecível! Olha que eu nunca tinha lido nenhum livro dele antes e ela já é bem antigo na praça, mas vivendo e aprendendo.

Não sei se você está sabendo, mas este livro vai virar uma mega minissérie, que já foi rodada, porém agora está em produção. Com previsão para estrear no 2º semestre de 2010.

Este é o site:
http://www.the-pillars-of-the-earth.tv/

E o meu ator preferido "Matthew Macfadyen" fará o papel de Prior Phillip e estou super ansiosa para assistir esta série.

O site é completo, tem um blog do Ken Follet e várias informações!

Já comprei "O Mundo Sem Fim" e assim que estiver um tempo livre, será o meu próximo livro da lista.

Um abraço,

Adriana disse...

Hérida, Aline, Lili, Driza e Jê, realmente o livro é tudo de bom mesmo. Muito interessante, com um romance bem diferente do que estamos acostumadas.
É um livro grande também, tem todas as nuances das grandes obras!

Lilian, eu tb não sou muito fã de livros descritivos, mas nesse as descrições não me incomodaram...não sei se pq eu tenha ficado realmente apaixonada!

Lu, eu tb não conseguia parar de ler. Amei do começo ao fim!

E como comentei lá na pagina do 1º tomo, não sabia do filme, vai ser ótimo, só espero que o roteirista seja muito bom para traduzir todas as situações dos livros num filme de 2 horas!

Bj!

mariana disse...

Oi Dri, não li o livro, mas assisti a minissérie, adorei, tanto que comprei um dvd pra mim!Li Mundo Sem Fim, e sinceramente, achei o livro super enrolado, chato, lento, deveria mudar o título para Livro Sem Fim...Isso, na minha opinião...
Bjokas.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top