Mulheres de Água – Gabriel Chalita

capa mulheres de água Sinopse: As mulheres são as estrelas desta coletânea de contos. São relatos singelos e verdadeiros, em que até as tintas do drama ganham nuanças de humor e lirismo. Todas as histórias são resultado da aguda observação e da imensa sensibilidade de Gabriel Chalita. Nesta incursão pelo terreno da narrativa curta, o autor revela o espectro multicor dos sentimentos femininos e os desvenda com sutileza e perspicácia. Estão todos aqui: a inveja, o ciúme, a paixão, a esperança, a descrença, o desamor. Mulheres de Água é um livro que encanta, comove, alegra, mas que também faz pensar. Em resumo, é um livro sobre as mulheres em pleno diálogo com a vida.

-*-

O subtítulo desse lançamento da Ediouro já entrega seu conteúdo: Contos sobre o universo feminino.

Embora seja amante das histórias com começo, meio e fim – sendo esse meio tomado de temperos – eu também sou apreciadora dos contos. Principalmente porque eles têm parte na minha história de leituras.

Em minha adolescência era tudo que eu lia: contos. Narrações fáceis, rápidas, livres de detalhes e que, independente de sua natureza, divertem. Você lê um conto agora, pula o próximo, lê o do final, volta ao anterior, não importa, porque o entretenimento e passatempo são garantidos. Por isso eu gostava tanto quando era mais jovem e, com esse livro, acabei redescobrindo essa antiga paixão. Taí! Adorei lê-lo!

Nesse livro quem brilha são elas. Somos nós! Mulheres bem e mal resolvidas, alegres e tristes, realizadas e frustradas e, até mesmo, todas numa só. E o foco é o amor. O amor conquistado, abandonado, desiludido, encontrado, materno.

Os textos contam os mais diversos fatos imaginários da vida de uma mulher, seu humor, suas paixões e seus desafetos. É realmente impressionante a capacidade de Gabriel Chalita em desvendar as mulheres e em descrever nas mais certas palavras todos os sentimentos que compõem a alma feminina. Fiquei impressionada com a riqueza das descrições e com o conteúdo farto em vocábulos e locuções.

Além de escrever bem, Gabriel Chalita é muito mais que um autor. Ele é membro da Academia Paulista de Letras, já foi Secretário Estadual da Educação e Presidente do Conselho Nacional de Educação. Atualmente está com o pé na política. Ele é vereador da cidade São Paulo e, atenção, foi o mais votado do Brasil nas eleições de 2008. Em outra palavra, Gabriel é o cara!

Abaixo um aperitivo do que contém na obra:

... Antes de ele acordar já estarei com o frescor de um novo dia, acompanhado do sabor da refeição matinal com pedaços de mel. Eu, inteira, um mel para adoçar. E na doçura terei a certeza de que a metamorfose há de acontecer. Quero ajudá-lo a ser de fato um homem com todos os predicativos condizentes com os de um homem...

... O amor é milagroso. A epifania do homem nascido no toque certeiro de uma mulher. Eu serei fada ou, se necessário, bruxa. Eu serei eu mesma ou, se necessário, outra qualquer, e depois mais outra. Serei como a água, que toma a forma do recipiente que a contém... (trechos da décima história, intitulada Amor Próprio)

Eu recomendo que todos conheçam esse livro e seu autor. Visitem o site http://www.contosgabrielchalita.com.br/ .

16 comentários:

Erica Ferro disse...

Ah, que doçura que deve ser esse livro.
Eu o quero!

Adriana disse...

Driza, fiquei interessada em descobrir esse mundo de contos!

Sua resenha me deixou curiosa para saber se também me identifico com esse meio de expressão, já que comecei desde cedo com os romances grandes mesmo!

E o pequeno texto que você colocou, além do mais, torna perceptível que o autor tem um toque especial...taí uma grande pedida!

Bj!

Driza disse...

Oi Érica,
O livro é ótimo. Eu adorei! Comecei a ler e quando vi já estava lá no meio de livro. A gente lê que nem sente o tempo passar.

bjs

Driza disse...

Oi Dri,

Os contos desse livro são uma delícia. O autor entende muito bem os sentimentos de uma mulher. E descreve-os muito bem tb.

bjs

Driza disse...

Oi Érica,
quer saber: o livro é seu.
Manda seu endereço pra mim no drizavil@gmail.com

bjs

Vivi disse...

Ah, Gabriel Chalita é uma coisa de talento! Amo suas palavras. Gosto tanto de vê-lo palestrando. È de embasbacar pelas coisas essencias de que ele fala com tanta simplicidade. Adorei seu post, Driza!

Beijocas
Vivi

Driza disse...

Oi Vivi,

eu ainda não conhecia o autor, mas agora já virei fã tb.
Deus há de me ajudar a assistir uma palestra dele.
deve ser mara...

bjs

Regina disse...

Driza

Pra você ver como são as coisas: por ele ser político não o imaginava como um escritor capaz de "desvendar a alma feminina"! Puro preconceito de minha parte! Acho que vou ter de me redimir e ler esses escritos...

Adorei sua resenha.

bjs

Driza disse...

Oi Rê,

É que o autor não é pouca coisa não! Onde ele puder atuar, ele vai lá e atua.
E o livro é bem gostoso de ler sim, se tiver a oportunidade não a deixe passar.

bjs

Aline disse...

Driza,

Que post delicado e lindo. Fiquei pensando nesses contos, devem retratar muito bem a alma feminina. Literatura de primeira qualidade.

Ah, e para quem quiser ver mais de Gabriel Chalita, ele tem um programa na Rede Canção Nova, o Papo Aberto.

Bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

Nao conheço o autor, tenho que mudar isso.

Otima resenha...

Bjos,

Anônimo disse...

sou apaixonada pelo que ja li de gabriel chalita. recomendo, Mulheres que mudaram o mundo. Maravilhoso!!1

Juliana Vianna disse...

Nossa, adorei! Vim aqui descobrir esse livro de contos sobre as mulheres e, certemente, não esperava ficar com tanta vontade de lê-lo!
Só esse seu "aperitivo" me deixou com "água na boca", heheh. Não vou deixar de procurar o livro, acho que vou me encantar com ele. :)

Beijos, Ju

Cali disse...

Não conhecia esse do Gabriel Chalita. Eu tenho "Pedagogia do Amor", q por sinal é bem cativante, e, pela sua resenha esse´parece ser ótimo! Vou ter q ler...rsrsrs

Ivi disse...

Só um grande escritor, consegue dar a devida intensidade quando se trata de uma narrativa curta. Maravilhoso!!!

Driza disse...

Esse livro é demais mesmo!!!

Lendo agora os comentários de vcs, amigas, deu muito vontade de reler.

beijão a todas

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top