Julie & Julia - Julie Powell

"'Julie & Julia' é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prestes a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída. Porém a solução estava no lugar mais improvável; no velho livro de receitas guardado na cozinha da casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentado a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana) em apenas um ano - e escrever um blog relatando a façanha."

Nessas férias, estou muito íntima das aventuras culinárias. E nada melhor do que ler sobre alguém que fez uma aventura muito maior que a minha. Com o bônus do livro ter virado filme, Julie e Julia é uma narrativa divertida sobre as alegrias e tristezas de ser uma Rainha do Lar.

Julie Powell, uma secretária suburbana de Nova York, aos 30 anos, vivendo com seu marido numa quitinete minúscula, com pressões profissionais e pessoais, sem metas e perspectivas, louca para se lançar em algo novo, cria um blog para relatar o seu projeto Julie/Julia. A idéia é cozinhar as 524 receitas do livro "Mastering the Art of French Cooking" ("Dominando a Arte da Cozinha Francesa"), escrito em 1961, por Julia Child, uma das mais famosas culinaristas do mundo, isso tudo em 365 dias. Ou seja, mais de uma receita por dia! E, para uma garota comum, nada chegada às panelas, o desafio é imenso. Cenas engraçadas, muitos palavrões, crises de identidade, dificuldades no percurso, e acertos saborosos são os principais elementos da história de Julie.

Em paralelo, a autora nos revela a vida de Julia Child, baseando-se em cartas trocadas entre Julia e o marido Paul. Americana vivendo em Paris desde 1948, Julia precisa se ocupar e matricula-se na famosíssima escola Le Cordon Bleu. Daí em diante, ela dedica-se à arte culinária e vira uma estrela nesse meio, traduzindo para as americanas, na televisão, as principais receitas francesas de forma prática e facilitada. Julia é alegre, corajosa, independente, atirada. Ao lado do marido, ela vive aventuras e mostra toda sua força e bom-humor. Seu carisma irresistível transformaram-na numa personalidade gastronômica, modelo de muitas mulheres que desejavam ser aplaudidas na cozinha elaborando pratos rebuscados.

Percebi ao longo das histórias que as duas mulheres têm pouco em comum. Julia cozinha por prazer, quer passar aos outros a sua diversão em preparar e comer. Sempre se superando e tentando acertar, Julia Child fez por merecer seu lugar nas cozinhas e nas bibliotecas culinárias. Já a jovem Julie é um tantinho desanimada, desmotivada, com a cabeça cheia de pensamentos e pouca ação. Durante o desafio, não vi realmente seu prazer em cozinhar, com algumas exceções. Sua meta era cumprir o prazo, sem desperdiçar o tempo. Apesar dessa minha visão, a autora diz que Julia Child foi responsável pela sua salvação.

O livro é muito divertido. E dá para ler rapidinho, visto que Julie manteve a linguagem rápida quanto adaptou seu blog em narrativa literária. Num tempo onde a culinária está muito restrita, com tantas limitações em função de peso e vida saudável, é interessante, e mais que isso, reconfortante, observar que a comida ainda é uma arte deliciosa à qual vale a pena se dedicar.

PS: O trailler está aqui. E eu estou pensando se esse não será um raro caso de filme melhor que o livro...

12 comentários:

Driza disse...

Adorei a dica. Sei da existência do filme, mas não sei pq nunca pensei no livro. Me parece uma excelente pedida.

bjs

Driza

Adriana disse...

Aline, parece muito interessante e diferenete. Eu que vou entrar de férias semana que vem estou à procura de novos livros...boa pedida!

Débora Lauton disse...

Estou curiosa pra ler esse livro, principalmente com o filme, mas se entendi bem, o livro não nada fenomenal, né??

Beijos,
Dé...

Tathy disse...

Eu já li, na edição anterior... agora estou esperando o filme! bjs

Ana disse...

Olá

Deixei um miminho no meu blog.
Beijinhos

Carla Martins disse...

Será? Nunca vi um filme que tenha sido melhor que um livro...pode ser a primeira vez, né?

Beijos!

Erica Ferro disse...

Ai, gostei muito dessa resenha.
Eu quero esse livro. Me interessei.
E o filme, então? Quero ver também.

:*

Lili disse...

Anotado a dica!!!!
Parabéns pela resenha Aline!
Bjs
Lili

Vivi disse...

Oi, Aline. Dei esse livro para minha irmã assim que saiu aqui no Brasil. A capa, da qual gosto mais, é outra. Mal posso esperar para lê-lo depois de sua recomendação. Beijos

Thata disse...

Um romance com toques culinários é super!E divertido!
Não me lembrava que tinha o livro Julie e Julia. Curioso é que ela não se parecem mesmo. Talvez só o nome e profissão...

Será?Será o filme melhor que o livro? Olha que raro mesmo.


Anotado a dica!

bjs!

Lari disse...

o livro tem as receitas da Julia ?

Aline disse...

Oi, não tem receitas.

Bj

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top