Jane Precisa de Ajuda - Joy Fielding


"Uma mulher jovem e elegante caminha a esmo pelas ruas de Boston. Reconhece as ruas, os prédios, lembra-se que saiu para comprar leite e ovos para um bolo de chocolate que estava fazendo, mas não consegue recordar seu nome, onde morava, nem quem era. Para piorar, o que faz com 10 mil dólares no bolso? Por que seu vestido está sujo de sangue? Sem memória e sem documentos, resolve procurar a polícia, que a identifica como a esposa do Dr. Whittaker, um dos mais conceituados pediatras da cidade, que logo aparece para levá-la de volta para casa. Ele a cerca de carinho e calmantes, mas Jane consegue perceber que há algo de estranho no ar. Lutando para manter-se lúcida, ela envereda numa trama cheia de suspense e ação para descobrir o que a faz perder a memória. E por que tinha o vestido manchado e tanto dinheiro no bolso no dia em que se esqueceu de quem era?"


Narrativa eletrizante para contar uma história criativa e surpreendente. O livro já nos pega no início, quando Jane Whittaker, a protagonista, se vê, em pleno dia, numa rua do centro de Boston, com o vestido sujo de sangue, dez mil dólares no bolso e sem memória. Aos poucos, ela se lembra de que ia comprar leite e ovos para um bolo de chocolate. Mas, somente disso. O resto, não sabe dizer. Qual é seu nome, onde mora, se é casada, trabalha, tem filhos. Sua mente está em branco.


Mas, apesar de desmemoriada, Jane é esperta e logo estabelece uma estratégia para buscar a sua história. Percebendo que o sangue e o dinheiro não são acontecimentos normais, ela toma providências para ocultar esses detalhes até que ela mesma descubra quem é e o que andou fazendo antes do surto. Procurando a polícia, ela passa por exames em um hospital e, por um acaso inimaginável, é identificada como a esposa do mais famoso pediatra da cidade.


Michael é o marido perfeito, apaixonante. E ela descobre também que tem uma filha. Mas, para que mãe e filha não sofram o trauma de não se reconhecerem, o marido afasta as duas por um tempo. Durante sua recuperação, Jane toma medicamentos fortíssimos, que embotam o raciocínio e a lucidez, e a tornam uma sombra de si mesma. Prisioneira de seu corpo cansado e debilitado, ela não consegue se expressar corretamente, nem se locomover sozinha, ficando dependente da empregada da casa, a misteriosa Paula. Na ânsia de juntar os pedaços da memória, ela ouve as piores coisas sobre si mesma. Ao mesmo tempo que luta contra a depressão, a falta de memória e os remédios, Jane quer saber quem realmente é, e descobrir porque apagou as lembranças do passado. Acontece que ela nem suspeita que o passado é mais assustador do que ela imagina, e que a chave das lembranças é um segredo terrível, capaz de mudar toda a sua vida.


O livro é um misto de thriller psicológico e suspense doméstico. Envolvendo sutilmente o leitor, a autora prende a atenção com reviravoltas surpreendentes e lances inteligentes. Não consegui parar de ler até o final. Recomendo para as caçadoras de sebos, pois a edição está esgotada em livrarias.


PS1: a capa é internacional, pois não encontrei a horrível capa brasileira em uma boa imagem, e meu scanner já era.

PS2: dica para quem não pode gastar com livros no momento. Eu mesma emprestei esse livro da biblioteca do SESC em minha cidade. Ótimo acervo e prazo longo, 10 dias. Procure o SESC para informações sobre como se associar.

9 comentários:

Livros de Bia disse...

Amei a resenha!!!!
Como sempre, vcs arrasam!

Bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Ai, Aline !!!

Fiquei doida pra ler esse livro..Mas fiquei com medo do marido estar envolvido e ainda estar de caso com a empregada...
risos...

Bjos.

Carla Martins disse...

Amei a resenha!!!

E a dica para empréstimos de livros também!! :)

Agora estou louca de vontade de ler este livro!

Driza disse...

Oi Aline,

mas que história heim, eletrizante. Adorei!
Obrigada pela dica do SESC.
bj

Driza

Vivi disse...

Aline, dica massa de livro. Adoro esse tipo de thriller. Valeu!

Lucy disse...

Boa tarde! bom, estava de passagem por este blog e me encantei com a descrição do livro "Jane Precisa de Ajuda" de Joy Fielding. Acontece que procurei e não achei... Bom se vocês pudessem me informar onde eu posso acha-lo ficarei muito agradecida. Meu e-mail é: tamires.rock93@hotmail.com
ps: No meu caso seria melhor compra-lo do que pegar emprestado ou fazer trocas...

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,

ao ler a sua resenha coloquei este livro na lista, e ontem o li. Agradeço a indicação, pois, que livro bom, suspense do início ao fim, fora a ansiedade que dá conforme vamos acompanhando o retorno da memória de Jane e suas descobertas. Livro excelente!

Beijos,
Paty

Anônimo disse...

OI, Paty,

Esse livro é empolgante. Eu adoro descobrir livros e autores fora das listas de mais vendidos... Pena que as editoras não se encantam com os autores por muito tempo.

Quem se interessou pelo livro pode procurar no site Estante Virtual.

Bjs

Saint'é disse...

me apaixonei pelo outro livro da autora ' A primeira vez' e agora ando encantada lendo outros livros dela. esse parece ser ótimo também!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top