Como viver eternamente - Sally Nicholls


Algumas coisas são perfeitas do início ao fim.



Meu nome é Sam.
Tenho onze anos.
Coleciono histórias e fatos
fantásticos.
Quando você estiver lendo isso,
Provavelmente já estarei
morto.



Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

Esse livro foi uma grata surpresa. Admito que o crivei de suspeitas. “Hmmm, deve ser pura auto-ajuda”, “deve ser muito depressivo” e blá,blá, blá. Após lido e bem recomendado por minha irmã, decidi lê-lo. E para felicidade minha, todas as suspeitas se mostraram infundadas. A narrativa é permeada de lampejos filosóficos acerca da vida e da morte. Coisa bem introdutória mesmo mas, sem perder a boa base que o tratamento do tema requer. E ao fazê-lo, Nicholls revela um toque genial de não subestimar o seu público. Como mencionado na sinopse, o livro alcança públicos diversificados, sendo por isso um livro sem fronteiras de idade onde não há a infantilização do conteúdo. Ao contrário, o livro tece metáforas sobre a morte e incute reflexões as quais todos, sem distinção, são capazes de considerar.

Com a transposição de um tema denso para uma roupagem leve, simples, otimista mas, não menos instigante, a leitura se desenvolve em uma tacada só, revelando-se uma excelente companhia em salas de esperas pois, capta sua atenção do início ao fim. Daquele tipo de livro que mexe, torce e retorce com suas emoções. E, sim, é difícil não se emocionar com a história de Sam. A seu modo, Sam lança luz a tantas questões que trazemos conoscos e temos medo de formulá-las porque de certo modo, é mais fácil viver criando disfarces para o medo, para a angústia e para o pânico. E é um alívio constatar que os desdobramentos da narrativa apontam para o discernimento da importância que é fazer da vida uma realização feliz, independente das circunstâncias.

Dependendo do ângulo adotado, não é um livro que fala de morte. Fala da vida, como diria Sam.

Altamente recomendado.

14 comentários:

Jeanne Rodrigues disse...

Vivi,

Adorei seu comentário. Reflexivo e instingante.
Dica anotada.
Bjos,

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Driza disse...

Fui fisgada já no "engraçado e honesto" da sinopse. Seu comentário, Vivi, reforçou meu interesse.

bjs

Driza

BRAWN GP F1 TEAM disse...

O livro é fantástico, o BLOG tmbm é muito bom.

Parabéns!

CrisKa disse...

Li o livro esse final de semana, realmente é um livro maravilhoso!
Triste e engraçado ao mesmo tempo. Confesso que chorei muito ao lê-lo. Indico a todos!

Papier et stylo disse...

Jah li o livro e sou apaixonado por ele....

Papier et stylo disse...

jah li o livro e me apaixonei

rodrigos2_santos disse...

li o livro e adorei a expericiencia,me marcou muito

monique disse...

Como viver eternamente !
acredito que vivi todas as páginas amei muito .. aprendi muito além de tudo a preservar a minha vida que tenho com saúde, e como muitas crianças, como cada página que vivi eu sonhei .

skyzinha mendonça disse...

Achei mto lindo: essa forma de percepção da vida....estou lendo o livro, comecei essa manhã, e jáh estou passando da metade. É emocionante, triste e alegremente verdadeiro...São fatos, histórias alucinantes e maravilhosamente uma aventura para se lê.

Anônimo disse...

Um dos melhores livros que já lí. Ensina a viver de um jeito mais profundo.

Anônimo disse...

esse livro faz a diferença na vida da gente quando nos lemos ele, e ficamos impressionado com a historia desse garoto, esse livro é um verdadeiro best-seller muito bonita a historia que da uma lição de moral em todos nos, faz nos ver a vida de outra maneira
esse livro é muito bom

Rafael Fernandes Henrique dos Santos disse...

Que livro emocionante
entrou na minha lista de favoritos para ler em 2012!
Leituras Vivas

se tiver para troca me da um alo @rafa__rafa

Mauri Berton. disse...

O único livro que me fez chorar........

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top