Crepúsculo / Lua Nova / Eclipse

Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Belle está decidida a descobrir seu segredo sombrio.

Essas não são as primeiras palavras que escrevo sobre a série Crepúsculo. Perdi as contas de quantas vezes comecei a digitar e apaguei tudo antes de publicar. O que acontece é que me perco nas minhas próprias impressões.
Quando o texto está pendendo para o lado positivo e vou elevando as histórias para notas altas eu paro e penso: “peraí, mas não foi tão bom assim”. Daí começo de novo acentuando o que não gostei, mas os livros não foram ruins pra eu escrever de forma negativa, então acho que não combina e apago tudo de novo.
A série é boa, não tenho dúvida sobre isso. É para adolescentes e acho que aqui não cabe a citação “e para não tão adolescentes assim” porque as histórias são fáceis e simples. As tramas não exigiram grande trabalho da autora, Stephenie Meyer, e o mundo que ela criou foi básico: vampiros lindos com muito controle de seus instintos, lobisomens bonzinhos e amigáveis, e simples humanos que não percebem a existência das outras espécies (ninguém parece se incomodar com o fato dos Cullen nunca comerem e serem sempre tão gelados e duros (???)), todos convivendo praticamente em harmonia o tempo todo.
Acho que os pontos altos foram muito bons e por isso a parte rotineira não incomodou muito: o quase atropelamento de Bella, ela sendo atacada pelo perseguidor, Edward terminando o namoro, Jacob se transformando em lobisomem para brigar com o amigo, Bella pulando do precipício, Edward e os Volturi... foram suficiente para nos salvar de toda aquela coisa de escola, aulas, amiguinhos, trabalhos escolares que foram maçantes de ler.
Sobre um sentimento eu tenho certeza: não gostei da Bella. Ela é fraca, confusa e indecisa, além de teimosa, mas aí é mesmo uma característica adolescente.
Alguns trechos das histórias não foram muito coerentes, como por exemplo: se um lobisomem encontra sua alma gêmea com o que eles chamam de impressão, como Jacob poderia ter certeza de uma vida inteira com a Bella se ele não sentiu aquilo. E porque ele insistiu tanto em tirar Bella de Edward se a tal impressão poderia acontecer com ele e outra garota a qualquer momento?Ainda tenho que trabalhar o quanto gostei ou não da série, mas posso dizer que as os livros são muito bons e que o meu preferido é o segundo, Lua Nova, acho que é o que concentra o maior número de emoções.

20 comentários:

Viviane Lima disse...

Driza,

Amei suas ponderações. Pois, foi assim que me senti ao ler Crespúsculo. Até comento que tenho sentimentos movediços em relação a história toda. E a Bella é mais estranha que qualquer vampiro imaginado. Achei-a inconstante. Tudo bem, quem não é? Mas, de uma inconstância latente com relação as pessoas. Não sei explicar...ela não tem carisma, ao meu ver.

Bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

Esse livro tá na fila, mas ainda nao li. A estória parece ser interessante. Agora vc falou que naõ gostou da mocinha... E o mocinho ???? Passou no teste? Ou tá de recuperação? risos...

Bjos

Patricia Cardoso disse...

Li a série, e sinceramente não gostei, como disse a Driza não tem como negar que a série é boa, mas, não consegui me apaixonar por nenhum personagem, e isso para mim é muito importante...Bella claramente confundiu a adoração da adolescência por algo, como amor pelo Edward, para mim, ela era obcecada por ele, e o seu estilo de vida...Me incomodava muito, uma frase que ela repetia muito: "Eu não posso viver sem você". Como não pode viver sem uma pessoa, e se apaixona por outra???
A relutãncia dela em se casar, e ainda se apaixonar por Jake, já dava mostras do que será esta eternidade pra ela, muitas paixões virão, e Edward terá que continuar sendo compreensivo, pois, encontrou a sua alma gêmea. E como já dito pela Driza, o sofrimento de Jake não faz muito sentido, já que em algum momento ele teria que abandonar Bella, como Sam fez com Leah. E o que realmente definiu eu não gostar do livro, foi não ter a transformação de Bella.

Bjs

Driza disse...

Oi Vivi,
acho que vc deu a definição certa para a Bella: falta de carisma... Sabe de quem eu gostei mais? Da Alice (irmã do Edward), essa sim tinha uma energia que me contaminou... e eu gostei!!

Oi Jê,
Gostei dos mocinhos sim, mas acho que o Edward deveria ser mais ativo, no sentido de "pegar" a Bella de jeito... rsss

Oi Paty,
então... eu não comentei essa paixão sem propósito da Bella pelo Jake pensando em manter o mínimo de spoiler, mas já que vc tocou no assunto, de onde surgiu aquilo? Achei outra incoerência!!! Não pode viver sem um, mas se descobre apaixonada por outro!! Sem sentido...

bjs queridas

Liliane Cristine disse...

Bom, eu gostei dos livros. Não são 'the best', mas um bom passa-tempo e faço questão de ler o último livro da serie. A autora escreve e desenvolve muito bem. O começo do 1º livro foi realmente casantivo, mas depois pegou um ritmo interessante.
Quanto aos personagens, vou discordar um pouquinho de vcs. rs
Bella é uma adolescente que não conhece nada ainda da vida. Discordo quando dizem que não tem sentido ela amar Edward e ficar apaixonada pelo Jake. A menina não teve nenhuma experiencia amorosa (exceto Edward). Achei mais realista neste ponto, afinal casar com o 1º que aparece hoje em dia praticamente não existe... Ela realmente precisava sentir e ter a certeza de seus sentimentos.E comprovou pra mim que Edward é a vida dela. Ela não vive sem ele. Ao contrário com o Jacob.
Tem outro ponto para os sentimentos ambíguos de Bella. Edward ainda não se aprofundou...nem em seus beijos um tanto gelado como sabemos. Qual menina (inexperiente)não ficaria encantada em sentir uma pegada como Jacob fez ? Ela amava ele como amigo e quando percebeu que gostou dos beijos...logo se disse apaixonada. Uma apaixonite meninas!!
Afinal o amor dela mesmo é Edward, que menina se transformaria em vampira sem amar Edward?? Mas fiquei chateada tb dela ainda não ter se transformado vamos ver no último livro quem sabe...

No final de Eclipse deu pra perceber que Jacob teve um surto, coitado. E não sei não...suspeito que ele vai terminar com Leah...

Beijinhos

ni!!! disse...

Estou abismada!!!! rs
Nossa... como vcs não gostaram do livro? Eu amei!!!!!
Como muitos dizem com certeza é de época né, por que eu tinha esse livro e não tinha a minima vontade de ler, aí depois de um tempo eu resolvi ler por que não tinha nada de bom para ler, aí comecei ler e não parei mais, eu AMEI!!! Bom, mas respeito a opinião de quem não achou lá essas coisas...
Agora... Não me conformo de que você gostou mais de Lua Nova!!!! rsrsrss
Eu fiquei depressiva com esse livro e pra dizer a verdade só gostei do primeiro, mas o pior pra mim foi New Moon!!!! Sem sombras de dúvidas.
Outra coisa, a Bela é sem noção... não sabe o que está perdendo, odeio o Jacob e amo o Edward rsrsrs
Bom, passando pra dizer que é a primeira vez tbm que entro no blog e adorei!!!
Parabens... vou entrar sempre
Bjs

Driza disse...

Oi Ni,

seja bem vinda e volte sempre sim, para nos dar a sua opinião.
Achei que no Lua Nova os personagens foram mais testados em suas emoções e força de superação, por isso é o que mais me comoveu. Nos outros dois títulos as coisas foram mais simples, bobos mesmo.
As ações de Jacob eram coerentes com sua pouca idade (16 anos). Edward já tinha mais de 80, talvez por isso ele era mais sedutor...
Só opiniões!!
bj
Driza

Ni disse...

Amei o Blog, e com certeza voltarei sim!!!!!!!

Bjão

Liliane Cristine disse...

Oi Ni!

Seja muito bem vinda ao fórum!!
Só queria te dizer, que concordo contigo... Eu adorei os livros :)

Mas, o meu preferido tb é Lua Nova. Como a Driza disse, os personagens são realmente mais testados e penso ser o livro mais maduro da série...
O reencontro de Bella e Edward tb foi muito emocionante. Confesso que chorei em algumas cenas. Então, ele é o meu preferido, por todas as emoções passadas...

bjs

Lili

Liliane Cristine disse...

kkkkkkkkk Fórum, Blog... Dei uma de Vivi kkkkkkkkkkk

Foi mal Ni! Seja muito bem vinda ao Blog :)

Patrícia Werner disse...

Bom, prefiro não entrar em muitos detalhes sobre a série, mas no geral eu gostei do livro...

só que reparei no que você fala em relção ao jabob e a bella, e bom, de forma sutil a autora jogou umas coisas no livro, tcomo os outros lobsomens se incomodarem de ele pensar nela o tempo todo, característico de uma impressão, e uma impressão poder deixar o lobsomem sendo uma paixão, um irmão ou até mesmo um amigo. Não tem nada que impessa essa impressão de ter acontecido, ele não ter declarado ela apenas pra própria bella; tube bem que isso perde um pouco o sentido, quando ele começa a disputar o amor dela, ele poderia ter utilizado essa 'arma' quando lhe ocorresse, mas volta a ser uma teoria coerente no fim do livro, quando ele abre mão da forma humana.

Queria comentar, fique a vontade pra deletar o comentário, em qualquer caso, prefiro não estragar a história pra quem ainda não leu. Beijos

ni disse...

Gente... eu li Breaking Dawn... 4º livro da série Crepúsculo... Simplesmente adorei...
Quero saber a opinião de vcs quando vcs lerem ok?
Bjão

Driza disse...

Oi Ni,

eu estou lendo sim e qdo terminar posto um comentário, mas por enquanto posso te adiantar que tô achando tudo muito incoerente... porém interessante.

bjs

ni disse...

É... se vc não gostaram muito de Crepúsculo, acho que não vão gostar de Breaking Dawn...

Driza disse...

rssss!!! Ni,
Ainda não acabei, tá difícil terminar. Te adianto que tô achando Breaking Dawn o pior de todos.... Mas ainda posso mudar de idéia, afinal ainda falta muito para o fim.
bjsss

Patricia Cardoso disse...

Acabei de ler Breaking Dawn, e detestei, quando pudermos entrar nos detalhes explicarei melhor, mas, tentei até o último minuto, dar um crédito aos personagens, mas, como disse a Dtiza achei tudo muito incoerente.

Bjs.

Vivi Bastos disse...

Gente, eu não li. Mas, estou curiosa e quero saber. Com relação ao livro, sempre fui partidária das opiniões da Driza.

Coloquem um spoiler monumental e mandem ver nos comentários, uai...

Beijos
Vivi

Jeanne Rodrigues disse...

Ler ou não ler...
Eis a questão...

Gosto é uma coisa bem complicada...

No encontro que tivemos aqui tinha 2 meninas que já leram TODOS os livros e amaram.... E falaram bastante deles....

Pretendo ler assim que diminuir minha listinha.

Bjosssssssss

Driza disse...

Oi meninas,
terminei Breaking Dawn e fiz um post. Aviso: com muitos spoilers (especial para Vivi).
Comentem e briguem comigo (se for o caso)!!

bjs

aninha disse...

oi driza,
estou postando o primeiro recado meu nome é Ana Paula e tenho 11 anos.ja li crepusculo e lua nova(tenho os dois) eu achei simplismente perfeito,mas nao vou ler Breaking Dawn pq eu acho que perde a graça de eclipse entao vou deixar pra ler Breaking Dawn quando terminar eclipse eu devoro os livros que eu gosto e imagine so os que eu amo entao o tempo que levari pra ler nao sera problema.em minha escola há varias suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper fãs de crepusculo,la todos os que lem acabam se apaixonando os que ainda nao leram(por estarem na fila para ler os livros)acham que estamos loucas pois nao paramos de jeito nenhum de falar de crepusculo e estao pesando em nos internar.

amei o blog sempre que eu p-uder virei aqui postar e ler recados!!!!!!


bjs!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top