ESCRAVAS DE CORAGEM de Kathleen Grissom


Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça.

Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos.

Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.

***

Ao passear entre as prateleiras de uma livraria, me encantei com a capa de Escravas de Coragem, e ao ler a sinopse, não tive como não comprá-lo, e toda a minha expectativa foi superada, pois, o livro é emocionante do começo ao fim, um livro com passagens marcantes e que me levou muitas vezes as lágrimas, mas, nada melodramático, mas, não tem como não criar uma empatia por Lavínia e a família que a acolheu.

Na travessia da Irlanda para os Estados Unidos, os pais da menina Lavinia de 7 anos, morrem e ela e o irmão ficam sozinhos, mas, o Capitão James Pyke, acaba levando a menina para a sua fazenda, a separando de seu irmão.

Na fazenda do Capitão James Pike na Virginia, Lavinia é entregue aos cuidados de Belle, a filha ilegítima de 18 anos do capitão, uma escrava mestiça muito bonita e com isso ela passa a fazer parte da rotina da fazenda juntamente com os escravos domésticos.

Lavinia uma menina extremamente tímida é acolhida pela família de Mama Mae, Papa George e seus filhos, mas, conforme o tempo passa, a cor da sua pele acaba os  afastando, e ela cada vez mais se envolve com a vida das pessoas da casa-grande. E esse envolvimento trará consequências terríveis para a sua vida.

A família do Capitão James Pike é totalmente desajustada, pois, o capitão é omisso em suas responsabilidades, e a sua esposa dependente de ópio acredita que sua filha Belle é sua amante, tornando a vida dela um inferno, e com ajuda de seu filho psicopata Marshall, todos ao redor de Belle sofrem com essa perseguição.

Escravas de Coragem aborda o tema da escravidão, uma mancha terrível no capítulo da humanidade, e através da história de Lavinia, que de uma menina tímida e doente, torna-se uma moça bonita e delicada, que ama sua família “negra”, mas, que pela sua sobrevivência precisa tomar certas decisões, que a princípio a salvariam de uma vida de sofrimento, mas, pelo contrário, a leva para um mundo de tristeza sem fim.

Escravas de Coragem retrata com perfeição um tempo que a violência e as injustiças aos negros eram um direito dos brancos, e a autora nos traz essa sensação de impotência e revolta, mas, principalmente nos faz torcer por esses personagens sofridos, mas, que sempre tem a esperança de uma vida digna. Recomendo!
 




5 comentários:

Leninha - sempre romantica disse...

Esse eu também recomendo, lindo, tocante, visceral.

Regina disse...

Paty,

Parece mesmo ser uma leitura intensa! Anotando nos desejados.

bjs

Augusto Borges disse...

Oi! Quer ler histórias inéditas?
Acesse http://eucontoestoria.blogspot.com.br/ Obrigado ;)
Todo autor precisa se divulgar...
Histórias sem leitores, não geram sonhos.

Gustavo Roberto disse...

Oi adorei seu blog comecei um blog literário a pouco tempo dá uma passadinha lá ! http://paradoxorefletido.blogspot.com.br/

Laura disse...

Para ser devorado!! Amei o livro.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top