O Tempo entre Costuras – María Dueñas

Outro dia desses recebemos um e-mail aqui no Chá em que a Eliana Lima do Rio de Janeiro nos indicava um livro que ela classificou de S E N S A C I O N A L.

Eu já estava de olho nele havia tempos, e sempre aparecia outro para eu ler ou comprar, até que com a indicação da Eliana eu me decidi e comprei O Tempo entre Costuras, e não me arrependi. O livro é mesmo SENSACIONAL!

É a história de Sira Quiroga, uma Madrilhenha que de simples aprendiz de costureira se torna uma espiã inglesa na Espanha de Franco em plena 2ª Guerra Mundial, numa trama em que espiões de todos os lados, falangistas e nazistas se misturam vertiginosamente. E entre uma coisa e outra, Sira passa por situações inesperadas. Intensas. Grandes decepções. Surpresas boas e más. Faz grandes amigos. De Madri para o Marrocos. Em Tetuan no Protetorado Espanhol sofre a maior perda amorosa, um aborto, e conhece seu grande amor.

De volta a Madri, com nova identidade e numa pose que só nós leitoras sabemos o quanto custa à nossa personagem, Sira, ou Arish, se torna a maior sensação da moda Espanhola, sendo também uma agente ativa e muito eficiente do serviço secreto inglês – tem direito até à mensagem codificada! Demais!

María Dueñas, uma escritora que eu não conhecia, mas que entra para a lista das minhas preferidas, consegue traduzir os sentimentos da heroína, num texto todo escrito em primeira pessoa, como se nós leitores estivéssemos na pele de Sira em todas as situações, utilizando ainda da técnica das narrativas por carta para contar os fatos que aconteceram com outros personagens nos locais em que Sira não se encontrava.

É um texto muito bom, uma história intensa, um olhar cirúrgico sobre a sociedade espanhola do pós guerra civil, no momento em que Franco namorava com a possibilidade de entrar na 2ª Guerra ao lado de Hitler e Mussolini, em devaneios de tornar a Espanha novamente um grande Império Colonial.

Para mim, uma aficionada em romances históricos, e uma apaixonada por histórias da 2ª Guerra, é um livro perfeito. Com muitas descrições de lugares incríveis. Com suspense, aventura, e muito romance mesclado com detalhes históricos fascinantes.

Eliana, o livro é sensacional, e eu acrescento: é maravilhoso, primoroso, envolvente! Muito obrigada pela dica.

E agora, eu mesma indico, gente é muito bom! Segue aí um trecho:

"Um suor frio percorreu minhas costas. De repente, soube que minhas suposições não eram erradas, e sim reais: aquele indivíduo estava ali por mim, havia me seguido provavelmente desde o salão de cabeleireiro, talvez até de minha casa; havia caminhado atrás de meus passos durante centenas de metros, havia me observado quando pagava a entrada na bilheteria, enquanto percorria o vestíbulo, entrava na sala e encontrava um lugar para sentar. Observar-me sem que eu o visse não foi suficiente para ele, porém: assim que me localizou, instalou-se a apenas alguns metros, interceptando minha passagem rumo à saída. E eu, incauta e preocupada com as notícias da exoneração de Biegbeder, havia decidido, no último momento, não comunicar minhas suspeitas a Hillgarth, por mais que tenham aumentado ao longo dos dias."



Os links eu inclui, para que conheçamos esses personagens históricos, e a foto ao lado é de um dos casais mais importantes da trama (Juan Luis Biegbeder e sua amante inglesa Rosalinda Fox) - AMEI! Vou atrás de outros livros da María Dueñas!!!!

13 comentários:

Eliana Lima disse...

Fiquei feliz em saber que vc - assim como eu - AMOU tanto esse livro.
Infelizmente, esta é a primeira obra da autora: veja entrevista em http://www.segredodoslivros.com/entrevistas/maria-duenas.html
Um grande abraço,
Eliana C Lima

Driza disse...

Dri,

nossa, que história.

Tb não conhecia esse livro e essa autora. Com sua resenha já virei fã. Quero muito conhecer essa obra.

bjss

Driza

Vivi disse...

Parece ser tudo. Parece ser o que eu quero ler...bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Dri,

anotando o nome direitinho para nao deixar a oportunidade passar.

Mto bom saber que temos seguidores que mandam otimas dicas pra gente, melhor ainda que a gente segue, se diverte e indica.

Eliana, obrigada!

Bjos,

Lara disse...

Gostei deste livro, mas acreditava que fosse melhor talvez tenha criado muita expectativa já que todos comparam essa autora a Záfon, particularmente discordo pois o primeiro tem um estilo meio gótico e sombrio e o dela é bem diferente. María tem uma ótima narrativa só que em determinadas partes do livro achei a narrativa meio sem um objetivo como se ela escrevesse só para o livro ter mais páginas, apesar disso achei a estória bonita, amei a protagonista mesmo a achando ingênua demais para o meu gosto rss, recomendo é uma leitura boa.

Adriana disse...

Meninas! Obrigada pelos comentários! Adorei o livro e acho que vcs tb gostarão! Eu realmente concordo com a Lara quanto ao estilo da María que não é nada parecido com o do Zafon!

Bj!

Valéria Knopp disse...

Este livro me lembrou o "Se houver amanhã" que inclusive se tornou série de TV. É intrigante, empolgante, emocionante e todos os antes possíveis! Bela resenha! =^o^=

Marcitz disse...

Comprei esse livro para lê-lo nas férias, depois de ler esta indicação.
Estou adorando... Estou no meio, mas já me senti no direito de agradecê-la, Adriana!
Ah! E já comprei o Queda de gigantes... Está lá em casa me esperando...
Obrigada!

Adriana disse...

Marcitz! Que bom que vc gostou da dica e a aproveitou, quando terminar de ler comenta aqui o que achou? E Queda de Gigantes é ótimo, estou doida esperando a continuação que deve ser lançada no ano que vem!!!

Valeu!!!

Marcitz disse...

Terminei o livro! Só ratifico meu comentário! AMEI!

Obrigada!

Aline disse...

Dri,

Acabei de ler agora mesmo. Que história fantástica!
Sira e todos os outros personagens, a riqueza de detalhes, as reviravoltas, adorei tudo!!!

Na Espanha, já virou série...

Bjs

Adriana disse...

Muito bom mesmo. Já tem outro dela lançado por aqui, é o próximo da minha extensa lista de aquisições!!!
Beijo Aline!

Priscila Cerqueira disse...

Meninas, ameii o site, parabéns!!!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top