DL2011 - Crônicas do Mundo Emerso

Licia Troisi é uma jovem escritora romana, formada em física e astrofísica, que adora literatura fantástica e mangás. Escreveu um total de 9 livros, dos quais 5 já foram publicados no Brasil. Todos eles baseados no mesmo mundo criado por ela: o Mundo Emerso.

Para o início do Desafio Literário 2011, que é de literatura infanto-juvenil, eu me propus ler os cinco livros já publicados no Brasil. E vou começar resenhando os três primeiros, que formam a trilogia Crônicas do Mundo Emerso.

O primeiro livro “A Garota da Terra do Vento” nos apresenta não só ao Mundo Emerso, mas a Nihal, a garota do título do livro. Nihal é filha de um ferreiro da Terra do Vento, Livon, e passa seus dias entre as torres da cidade, seguida por garotos que a idolatram, “brincando” de ser guerreira. O detalhe é que ela realmente treina e pretende ser uma grande guerreira.

Nihal conhece sua primeira derrota em uma luta com Senar, um jovem mago, e decide que precisa aprender magia para tornar-se uma guerreira melhor. Seu pai então a apresenta a Soana, sua tia, conselheira do Conselho dos Magos do Mundo Emerso. Nihal inicia então suas aulas de magia e aos poucos cria laços de amizade sincera com Senar.

O Mundo Emerso está em guerra contra um vilão chamado de Tirano, que utiliza seres malignos criados por ele chamados fâmins e outros seres de diversas raças (humanos, gnomos, entre outros) que compõem suas hordas cruéis.

E então a guerra chega à Terra do Vento e as tropas de Tirano invadem e queimam a cidade inteira. Livon morre nas mãos dos fâmins tentando proteger Nihal e a garota tem sua primeira luta de verdade com a espada de cristal negro que seu pai lhe havia dado.

Soana, Senar e Nihal então fogem da Terra do Vento, em busca das tropas aliadas. Nihal conhece Fen, um Cavaleiro de Dragão e, além de se apaixonar, decide tornar-se também um Cavaleiro de Dragão e lutar contra as tropas do Tirano.

Mais do que isto e vou contar muitos detalhes do primeiro livro.

No segundo livro, “A Missão de Senar”, acompanhamos o jovem mago, agora um conselheiro e embaixador do Mundo Emerso, em sua busca pelo Mundo Submerso. Senar parte no navio de Aires, uma pirata prá lá de bonita e destemida, em busca do local do Mundo Submerso para negociar um tratado de ajuda ao Mundo Emerso.

Continuamos também acompanhando a vida de Nihal, que busca mostrar suas habilidades e tornar-se uma guerreira de primeira. Sendo a última de sua espécie (esta é uma longa história que merece ser lida e não contada), Nihal sofre discriminações por ser mulher e por ser um semi-elfo.

Somos apresentados a muitos novos personagens importantes: Ido, o gnomo e cavaleiro de dragão; Laio, amigo fiel de Nihal; Raven, o poderoso general supremo; e muitos outros, entre eles alguns vilões importantes para a história.

E na terceira história, “O Talismã do Poder”, acompanhamos a jornada de Nihal e Senar em busca de um poderoso amuleto élfico que pode ganhar a guerra contra o Tirano. Mas esta aventura pode custar, a saúde física e mental dos nossos heróis e pode também custar as suas vidas.

É um grande épico comparável ao Senhor dos Anéis (mas sem as línguas criadas por Tolkien). São personagens fortes, em busca de um ideal e da paz. É uma história bonita que questiona as guerras, os motivos e as desculpas de cada um para as atrocidades que cometem.

A autora criou uma terra não tão grandiosa quanto a Terra Média de Tolkien, mas igualmente interessante. Percebe-se claramente alguma influência da era Hiboriana e de Conan, o Bárbaro, e muito influência de Tolkien.

De leitura fácil e rápida (apesar dos livros não serem fininhos), é uma história de magia para ser lida por adolescentes ou adultos, e para ser contada às crianças.

Eu adorei, e já emendei e estou lendo “As Guerras do Mundo Emerso”, segunda trilogia da autora, passada na mesma terra. Para iniciar o Desafio Literário, eu realmente soube escolher. RECOMENDO!!!

5 comentários:

Kate disse...

Eu gostei bastante desta trilogia me apaixonei por Senar!!!

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Guilherme Primo disse...

oi, muito bom o blog, gostaria que tu adicionasse o meu na barra lateral também! Faço o mesmo por ti!

Guilherme Primo

Cinema, Livros e Séries
www.cinelise.blogspot.com

Jeanne Rodrigues disse...

Medéia,

Eu vi essa série em promoção e não comprei..Achei que não era boa...

Veja só...risos...

Agora vou ter que esperar outra...

Tenho mto lido mto literatura juvenil por conta das minhas filhas e essa tô colocando na lista.

Bjos,

Medéia disse...

Pois é, Jê, umas duas vezes eu "quase" comprei, mas achei pouco atraente o título (Mundo Emerso não é um nome legal).
Daí quando surgiu a lista dos gêneros do DL2011, eu pensei, por que não?
E me dei bem!!!
Adorei a série.

Juliana Vianna disse...

Oii! Já tinha lido este post, mas até esqueci de comentar, rs. Recentemente li a sinopse do livro Kyra, de Paula Dias Garcia, e me lembrei do primeiro livro desta série, Crônicas do Mundo Emerso, que conta a história de Nihal.
Bom, ainda bem! Voltei aqui e lembrei o quanto fiquei curiosa pra conhecer estes livros. ^^

Beijos, Ju

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top