Blogagem coletiva "Não ao Plágio"

 

Sinceramente, não sei o que dizer. Minha vontade é a de xingar, rodar a baiana. O que você sentiria ao descobrir que seus textos, o nome de seu blog foram descaradamente copiados por uma pessoa que você nunca ouviu falar?

Fiquei sem ação quando por mera curiosidade coloquei o nome do blog no Google e pensando em outras coisas, acabei encontrando um site quase todo igual ao meu! Resumindo: 7 resenhas + layout com muitas particularidades iguais as minhas +  o nome do meu blog!

Divulguei no twitter, e sem querer acabei provocando uma revolução entre muitas amigas blogueiras, que decidiram protestar através de uma postagem coletiva. Eis aqui o conteúdo do post:

"A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.
O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.
Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que o layout do blog tem diversas semalhanças e vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.

Plágio 1 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio1.jpg
Plágio 2 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio2.jpg
Plágio 3 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio3.jpg
Plágio 4 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio4.jpg
Plágio 5 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio5.jpg
Plágio 6 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio6.jpg

As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.
O caso do blog Nossos Romances que teve seus textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude."

E se você tem blog ou site participe conosco! Divulgue também!  

14 comentários:

Lulu Sempre Romantica disse...

Poxa que situação desagradável, no que eu puder ajudar conte comigo!

bjs

Medéia disse...

Tem gente que não tem iniciativa mesmo. A língua portuguesa tem tantas palavras para serem usadas em tantas combinações diferentes. Para que copiar?
Tá difícil manipular o blogger hoje, mas vou colocar no meu um repúdio a isto.

Carla Martins disse...

Nossa, fiquei uns dias onge dos blogs amigos sobre livros e já me assustei com esses acontecimentos.

beijinhos!

Driza disse...

Nossa, Lili,

fiquei de boca aberta agora. Tentei acessar os links, mas aparentemente foram retirados do ar. Mas o crime (palavra forte mas a pura verdade) já foi cometida e isso é uma vergonha.

bjs querida. E tem que denunciar mesmo...

Lia disse...

Já divulguei esse post no meu blog, temos que nos unir contra a falta de caráter desse povo..

Erica Ferro disse...

Plágio é uma sacanagem sem tamanho, seja na blogosfera ou em qualquer outro lugar.
Abomino!

Beijo, meninas.

Driza disse...

ah, consegui visualizar...

bjs

Regina disse...

Nossa Lili!!!

Um horror esse negócio de plágio! Temos mesmo de denunciar para evitar que isso continue a acontecer.

bjs

Adriana disse...

Lili e meninas!

É mais do que uma vergonha, é uma falta de caráter, de responsabilidade, de moral e de ética.

É preciso que a reação a esse tipo de conduta seja séria e contundente, demonstrando que não há mais espaço para pessoas inescrupulosas que querem se beneficiar com um jeitinho, de forma escusa!

Não à pirataria! Não ao plágio! Não à falta de ética! Seja na internet ou onde for!

Jééh disse...

Nossa odeio de coração quem faz isso. No começo desse ano um dos blogs que mais adoro,o Dicas Blogger ameaçou a sair do ar, devido ao caso de plágio descarado de uma sucessão de seus post's. A minha vontade foi de bater pessoalmente no responsável por isso. O processo ainda estar rolando na justiça.

a Pessoa que faz isso, na minha opinião devia ser banida da blogosfera/fato. Entendo totalmente a indignação de vcs, e apoio ^^

ps:não consegui visualizar as imagens dos plágios :\

Rebeca Pastl disse...

Fico revoltada com plágios... a gente dá o suor para fazer alguma coisa, gasta neurônios,tempo e tudo o mais,vem alguém, simplesmente e copia?!
Acabei de ver o post e fui nos referidos blogs...
O nome é o mesmo (mas alguém já registrou, acho que quanto a isso não há nada o que fazer), o layout é suuuper parecido.
Nome igual: poutz, sacanagem, pode ter sido sem querer, o cara não pesquisou...
Layout igual: coincidência? Sei lá, pode ser, alguns blogs usam o mesmo layout.
Layout e nome iguais: pow, absurdo.
layout, nome e matérias iguais: inexistente! Aí é sacanagem demais!

Ceinwyn disse...

Revoltante, de verdade. O mínimo do mínimo a se fazer quando se usa post de outra pessoa é dar o crédito a ela, no blog mesmo. Apontar daonde veio e logo em seguida comentar o post. Ética, no entanto, não é algo que todo mundo tenha...=/

Jeanne Rodrigues disse...

Lili,

usando a máxima das frases:

Nada se cria, tudo se copia !!!

Acho que nenhuma palavra descreve o que essa pessoa fez.

Uma coisa é gostar do seu blog e ter alguma coisa dele, outra é copiar tudo, até mesmo os textos.

Sem um pingo de criatividade num dá,né?

Apoiando totalmente o repudio...

Nao ao plagio !!!

Bjos,

Tamires Mara disse...

Tenho o link do blog de vocês e eis que descobri esse blog com nome parecido plagiou uma postagem super popular minha, não entendi a delas pois meu blog é particular e eu não tenho parceria com ninguém, mesmo assim fiquei indignada gente, foram tipo dois parágrafos identicos ao da minha postagem. Estou assustadíssima

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top