Desafio Literário 2010 - Vou participar!!!!



Quando a minha amiga Vivi, do site Romance Gracinha, me mandou por e-mail essa idéia alguns meses atrás, eu achei o máximo! E com certeza fiz questão de fazer parte. Estou falando do Desafio em ler 12 livros em 2010! O mais interessante é que para cada mês você tem um tema específico, ou seja, foi preciso escolher um livro titular e um outro reserva para cada tema do mês. O que tornou ao meu ver o desafio muito mais empolgante!
Demorou para sair a minha lista, pois não foi fácil me comprometer com um livro para cada mês!!!! Sempre tem novidades e eu adoro escolher aleatoriamente da minha pilha os livros que vou ler...
Mas, é um desafio, não é?! Então vamos a ele...

Aqui está a minha lista:

Janeiro - Romances de Banca

Bom, para quem não sabe, eu sou fã da coleção antiga dos Super (Romance, Sabrina, Julia e Bianca), então não poderia deixar de fora os livros desta coleção em minha lista! Escolhi dois que estão há muito tempo na pilha...
Aqui estão as minhas escolhas:

Titular: O Grande Prêmio do Amor -  Super Júlia 22
Geórgia Bockoven

"Com louca e eletrizante paixão, Carla e Richard se encontraram pela primeira vez nos braços um do outro, numa cidade onde a busca de prazer e pecado era uma constante: Las Vegas.
E se descobriram e se amaram com a ânsia incontida de quem esperou a vida toda por aquele instante.
Mas Richard Fleming tinha uma outra paixão:
O automobilismo. Arriscava a sorte nas pistas de corrida e atormentava Carla, que não suportava a angústia de esperar por ele dos boxes, sabendo que a qualquer hora poderia vê-lo morrer.
Sem forças para continuar seguindo-o, ela decidiu partir, mas logo percebeu que sem ele a vida não tinha o menor sentido..."

 
Reserva: Abismo de Paixões - SuperRomance 65
Emilie Richards


"Uma cantora famosa mergulha num turbilhão de um amor que ameaça levá-la à loucura!
Zack se apaixonou pela única mulher que não podia amar...
Os beijos e carícias de Zack arrastavam Lucille "Lou Lynd" Lindsey para além das fronteiras da razão e do arrependimento! Era impossível resistir ao charme, à força que emanava daquele homem. Um homem extraordinário, autêntico, melhor do que todos que a famosa cantora Lou Lynd já conhecera.
Lou Lynd e Zack se desejavam, mas um abismo separava Lucille Lindsey de Zacharias Pennington-Smith. Um abismo chamado passado, com mágoas, sofrimento, ódio, revolta..."


Para saber mais sobre essa coleção, clique aqui.

Fevereiro - Um livro que remeta a contos de fadas

Para mim esse foi o mais difícil! E ainda estou com dúvidas quanto as minhas escolhas, principalmente devido eu ainda não ter os livros... Mas, o desafio está lançado!

Titular: Contos de Fadas Celtas - Joseph Jacobs

Como o próprio título sugere, é uma seleção de contos que narra a diversidade, a magia e o encantamento da cultura Celta!

Reserva: O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

"Um livro delicado, meigo e muito mágico.Conta a história da jovem Mary, uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa, é uma mansão,nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar.Porém,vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá,a menina decidi explorar o local.Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decidi cuidar dele com a ajuda de dois amigos.Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary,e de seus amigos."

Março - Um Clássico da Literatura Universal

Titular: Muito Barulho por Nada - William Shakespeare

"Um homem e uma mulher. Os dois igualmente inteligentes, bem articulados, espirituosos, rápidos em construir respostas espertas a todo tipo de afirmação ou pergunta. É nas falas de Beatriz e Benedicto, dois dos personagens mais queridos do público de Shakespeare, que se fundamenta a parte cômica desta peça, Muito barulho por nada. Quando se encontram os dois, armam-se verdadeiros combates entre esses esgrimistas das palavras, dois alérgicos ao casamento, para o prazer do leitor ou platéia."

Reserva: A Dama da Camélias - Alexandre Dumas

"Armand Duval é um jovem estudante de Direito na Paris de meados do século XIX. Jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa interiorana, apaixona-se por Marguerite Gautier, nada mais nada menos que a mais cobiçada cortesã dos salões e teatros parisienses. Marguerite - vendida, corrompida, perdulária, amante de vários homens - corresponde ao amor do jovem, que provoca uma reviravolta na vida da jovem prostituta. Mas o futuro dos dois amantes enfrenta os mais rígidos obstáculos. Escrito pelo francês Alexandre Dumas filho a partir da sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Duplessis, A dama das camélias é uma das mais célebres narrativas longas do século XIX - o próprio século de ouro do romance europeu."

Abril - Um livro de escritor(a) Latino-Americano

Nunca li nada desses dois autores abaixo, então independente da minha escolha, qualquer um dos dois vai ser muito interessante!

Titular: Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa

"O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenários de momentos emblemáticos da História contemporânea. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos dos anos 80; e na Madri em transição política dos anos 90. Assim, ao mesmo tempo em que conta a história de um amor arrebatador, Travessuras da menina má traça um quadro vigoroso das transformações sociais européias e convulsões políticas da América Latina. Muitas das experiências de vida de Vargas Llosa aparecem aqui, por meio de seus personagens - os tempos de penúria em Paris, seu trabalho como tradutor, sua simpatia pela revolução cubana e a ligação permanente com seu país de origem, o Peru. Criando uma tensão entre o cômico e o trágico, numa narrativa ágil, vigorosa e terna, que conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina deliciosa e má."

Reserva: Zorro - Isabel Allende

"Califórnia, ano de 1790: começa uma aventura numa época fascinante e turbulenta, com personagens cativantes e de espírito indômito, e um homem de coração romântico e temperamento firme chamado Diego de la Vega... o Zorro. Isabel Allende, autora de grandes sucessos internacionais como "A Casa dos Espíritos", "De Amor e de Sombra", "Paula e Cidade das Feras", lança mão de seu talento literário para narrar a história do maior e mais famoso herói de todos os tempos. "Zorro - Começa a Lenda" é uma aventura sem igual, que encantará leitores de todas as gerações. A autora resgata a figura do cavaleiro mascarado e, com ironia e sensibilidade, cria um personagem superior à própria lenda.
Aventureiro, apaixonado, intrépido e brincalhão. É a lenda do Zorro. E esta é a crônica de uma vida extraordinária em tempos excepcionais: a de Diego de la Vega... despojado de sua máscara. Um relato que começa no ano de 1790, em terras da Alta Califórnia, quando um jovem capitão espanhol se apaixona por uma índia de alma rebelde."

Maio - Chick-lit

Adoro esse estilo, é ótimo para entreter e principalmente aliviar um pouco as leituras talvez densas acima...

Titular: Lembra de Mim - Sophie Kinsella

"Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória."

Reserva: Namorados Imprestáveis - Jessie Jones

"Embalado por uma trilha sonora dos clássicos do pop anos 90 e ambientado nas ruas de Londres, "Namorados Imprestáveis" é uma viagem pela vida amorosa de Dayna - e todos os seus fantasmas!
Com uma cota surpreendentemente alta de namorados imprestáveis no currículo, Dayna Harris, 27, no auge das dores do parto, reflete sobre todos os seus ex enquanto uma pergunta dos leitores fica no ar: quem diabos é o pai?
"Namorados Imprestáveis" é um romance hilário sobre o amor no século XXI, que mostra o quanto uma garota precisa suar antes de encontrar sua alma gêmea. A autora consegue sustentar o mistério sobre a identidade do pai até o final da história, narrada em flashback a partir das primeiras contrações de Dayna na sala de parto. Muitas leitoras vão se identificar com os tipos de namorados descritos, com as furadas em que a protagonista se mete e com os sapos que ela precisa beijar até encontrar seu príncipe."

Junho - Um livro de uma escritora brasileira

Do Desafio é um dos meus favoritos! Mas com tantas alternativas, foi bem difícil definir apenas dois! Mas aí estão:

Titular: Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta

"Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades."

Reserva: Prata do Tempo - Leticia Wierzchowski

"Este romance tem como personagem principal uma casa construída à beira-mar e à beira do delírio. Uma casa que, na sua falta de lógica, lembra um labirinto. Ao circular por todos esses corredores, ao se perder nos muitos aposentos, o leitor visitará quase um século da hsitória da família Serrat."

Julho -  Um livro adaptado para o cinema

Titular: Coração de Tinta - Cornélia Funke

"Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado ''Coração de tinta''. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de ''Coração de tinta'' um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu."

Reserva: O Ladrão de Raios - Rick Riordan

"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

Agosto - Um Romance Policial

Titular: Obsessão - Sandra Brown

"O telefone toca na casa do cirurgião Lee Howell em plena madrugada, após uma festa. Sua presença é requisitada após um grave acidente na estrada, com dezenas de feridos. O que acontece com ele logo em seguida, no estacionamento do Hospital Geral de Fort Worth, no Texas, dá início a uma trama repleta de suspense, violência e algumas generosas doses de erotismo. Rennie Newton, a cirurgiã que substitui o Dr. Howell num cargo de chefia no hospital, é vista como suspeita, embora nada se prove contra ela. Excelente profissional, atenciosa e responsável, a médica, no entanto, tem um passado que revela uma adolescência complicada. A autora mantém o passado da Dra. Newton como uma mancha em seu caráter por todo o livro, mas no final começa a revelar o que se esconde neste mistério tão bem guardado."

Reserva: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson

"Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou."

Setembro - Um Romance Histórico

Titular: Na Escuridão da Noite - Kathryn Smith

"Por trás da aparência irresistivelmente sedutora, Wynthrope Ryland esconde um grande e terrível segredo que um chantagista ameaça revelar. Pressionado, ele deve fazer uma difícil escolha para manter seu passado oculto: trair a confiança da viscondessa Moira Tryndale, a única mulher que amou na vida, ou arruinar sua família. Na verdade, ele não tinha escolha. Nunca colocaria seus irmãos em risco. Se tivesse de voltar a roubar para protegê-los, ainda que pela última vez, assim o faria. Mesmo que a vítima, dona da cobiçada tiara de diamantes, fosse Lady Asbourn... ou simplesmente Moira. Wynthrope teria de tirar proveito da proximidade com a viscondessa para furtar a joia e entregá-la ao criminoso. Depois de algum tempo - para não levantar pistas -, terminaria o relacionamento e a convenceria de que ele era mesmo um libertino, como todos pensavam. O plano parecia perfeito, se fôssemos movidos apenas pela razão... Era tarde demais para Wynthrope encarar o roubo como apenas mais um de sua pregressa carreira. Moira o conhecia como ninguém. Melhor do que ele mesmo. E sabia que ele não era o que aparentava ser. Wynthrope não podia esconder nada de Moira e muito menos fingir para si mesmo que não estava completamente apaixonado. Será que seu amor acabará falando mais alto que a forte ligação entre os irmãos?"

Reserva: O Chá do Amor - Jennifer Donnelly

"Chamado de “excepcional” pelo Booklist e de “muito divertido” pelo Washington Post, O chá do amor é um romance sedutor, que nos leva a uma viagem pelas movimentadas ruas de Londres e Nova York do fim do século XIX.
Falta um ano para que o jovem casal de namorados, Fiona e Joe, realize seu grande sonho – casar-se e abrir a própria loja de chá. Depois de tantos anos economizando cada centavo, tudo indica que, finalmente, estão próximos do final feliz. Mas o que parecia pouco tempo se transforma em uma eternidade quando uma série de trágicos e dolorosos acontecimentos se interpõe na vida deles, e eles se distanciam cada vez mais um do outro.
Fiona vai para a América, no que considerava a sua maior aventura. Mal sabia ela que não há aventura maior que o amor..."

Outubro - Livro que contenha Lição de Vida

Titular: Prisioneira em Teerã - Marina Nemat

"Era o tempo da brutal Revolução Islâmica do aiatolá Khomeini. Marina Nemat tinha apenas dezesseis anos quando foi presa pela Guarda Revolucionária do Irã por ter iniciado uma greve escolar. Levada para Evin, a temida prisão política de Teerã, foi torturada e condenada à morte. Mas um interrogador se apaixonou por ela e salvou-a do fuzilamento. Nessas memórias, tão terríveis que parecem ficção, Marina faz um relato desconcertante do horror e da ternura vividos entre 1982 e 1984. Por mais de vinte anos, ela tentou esquecer. Foi impossível. "Prisioneira em Teerã" põe fim a seu longo e angustiado silêncio."

Reserva: A Carne dos Anjos - Siobahn Dowd

"É um livro para leitores jovens e adultos. A autora se inspirou em acontecimentos da crônica policial que envolveram a morte de dois recém-nascidos em uma aldeia irlandesa. Uma narrativa de sentimentos evocados com delicadeza. Fascinante não apenas pela história tocante de Shell, a protagonista, de apenas 15 anos, que tem uma vida bastante cruel, mas também pelas reviravoltas em que ela se encontra mergulhada. Uma leitura de tirar o fôlego.
A carne dos anjos é um romance inesquecível sobre inocência, amor, fé, redenção e esperança."

Novembro - Escritores de Portugal
Esses dois livros abaixo já estão na minha pilha! Independente da minha escolha entre os dois, estou ansiosa para começar a ler...

Titular: As Esquinas do Tempo - Rosa Lobato de Faria

"Margarida, uma jovem professora de matemática de Lisboa, vai para a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada em uma pousada. Em seu quarto, está pendurada uma pintura de um homem muito parecido com Miguel, sua atual paixão. Na manhã seguinte, por um inexplicável mistério, ela acorda cem anos atrás, na casa de seus antepassados. Sem perder a consciência de quem é, ela odeia esta volta no tempo, mas aos poucos vai se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Após um acidente fatal, Margarida regressa ao presente."

Reserva: Fazes-me Falta - Inês Pedrosa

"Não importa o que se ama. Importa a matéria desse amor. As sucessivas camadas de vida que se atiram para dentro desse amor. As palavras são só um princípio - nem sequer o princípio. Porque no amor os princípios, os meios, os fins são apenas fragmentos de uma história que continua para lá dela, antes e depois do sangue breve de uma vida. Tudo serve a essa obsessão de verdade a que chamamos amor. O sujo, a luz, o áspero, o macio, a falha, a persistência".

Dezembro - Um livro com “coração” no título

Titular: Coração Apaixonado - Chelsea Cain

"Em Coração Apaixonado, a autora traz de volta a perturbadora relação de Archie e Gretchen. “Esta é uma história de amor na medida em que estas duas pessoas têm obsessão uma pela outra. Não é saudável. Não é romântica. Mas há nela uma intimidade que é semelhante ao amor, ou ao que se entende por amor em relacionamentos manipuladores, violentos, terrivelmente conturbados”, observa Chelsea Cain."

Reserva: O Coração da Escuridão - Amanda Ashley

"Em quatrocentos anos, Rayven nunca conheceu uma mulher como Rhianna McLeod. Ela é uma visão de luz e calor, tudo o que ele não é... Nem pode ser. Condenado a viver para sempre na escuridão e a solidão, ele conhece muito bem todos os riscos de estar perto dela, tem fome dela com uma intensa paixão que jurou não permitir-se sentir nunca. O pai de Rhianna a vende a Rayven para poder levar comida a sua mesa... Então não tem mais opção que ir com o escuro desconhecido. Para sua surpresa, Ele dá tudo o que ela quer: a roupa mais fina, educação e o manejo do castelo... Quer dizer, tudo menos seu contato. Embora ela percebe o perigo sob sua maneira suave de falar e apesar de que o próprio Rayven a adverte que se mantenha longe, sente-se atraída por esta criatura da noite, e o ama como não pode amar a outro."

***

E aí, o que você achou da minha lista? Já leu algum deles?
Fica a vontade em deixar sua opinião ;)


10 comentários:

GabiB. disse...

adorei os livros! anotei alguns que eu não tinha lido ainda ;D
boa sorte com seu desafio!

;*

Gislaine disse...

Oii!!!

Recomendo que em Julho você opite por O Ladrao de Raios, é um livro muito interessante, principalmente pra mim, que estou muito ligada nesse negocio de mitologia. É muito legal e emocionante, eu recomendo!!!

Aqui, dá uma passadinha no me blog? Só pra marcar presença! Deixa um comentário, por favor.
paraisodaleitura.blogspot.com

Alice disse...

Olá meninas
tem um mimino no nosso blog.
Bj

Dani disse...

Legal Lili,
Mas não sei se eu conseguiria me comprometer, sou mais o tipo que segue a vontade imediata ... Mas vou pensar com carinho... Sabe o que ficou faltando no desafio? Um mês para a moda vampiresca... Falando nisso, vocês viram que estão lançando o primeiro livro dos Brothers da J. R Ward no Brasil? Vi no site da Saraiva - Amante Sombrio... Ótima pedida para presente de Natal...
Um abraço, Dani

Aline disse...

Lili,

Adorei sua lista! Alguns já li, quero ver o seu comentário. Adorei que você vai ler SUPER romances, a nossa paixão. Tenho encontrado alguns tão conservados, lindos mesmo. Só cresce essa minha coleção!

BJS

Bia disse...

Babei agora com O jardim secreto!!! Como não lembrei dele????
ótima lista!!!! Esse desafio vai ser MUITO legal!

Bjs

Lia disse...

Legal sua lista, tem vários livros que não conheço

Driza disse...

Parabéns Lili,
especialmente por ter incluído um livro da Sandra Brown.

bjs

Patricia Cardoso disse...

Olá Lili,

pelos resumos de sua lista, sei que minha cesta de livros para 2010 estará enorme, pois fiquei muito curiosa nos livros que vc escolheu, e como suas escolhas são sempre acertadas, terei muitos livros para comprar no próximo ano. kkkkkkkk

Beijos,
Paty

Jeanne Rodrigues disse...

Lili,

que lista heim?

Alguns estiveram na minha lista mas tive que eliminar.

Esse Desafio é um sucesso.

Bjos,

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top